Avaliação dos resultados obtidos a partir do plano de ação elaborado.
Durante a realização do curso de pós-graduação em gestão escolar foram realizadas uma série de atividades que nos proporcionou repensar a nossa ação para a realização da Proposta Pedagógica.
Uma das tarefas realizadas foi juntamente com o Conselho Escolar que é a de traçar as ações que faríamos ao longo do curso. Foi uma atividade muito positiva, pois juntamente com todos os segmentos da escola pudemos verificar quais eram as atividades prioritárias e assim, traçar as ações necessárias. Primeiramente realizamos o diagnóstico da escola e da comunidade.
Algumas das ações já foram executadas, mas ainda temos algumas que estão em andamento.
Realizamos a avaliação diagnóstica e notamos que seriam necessárias ações para trabalharmos com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Para tanto, além dos projetos já determinados pelo Departamento de Educação do nosso município, os professores da sala regular estão trabalhando com atividades diferenciadas para os alunos com maiores dificuldades, a fim de possibilitar que o conteúdo seja trabalhado de acordo com a série, respeitando os limites de cada um. 
A partir disso, estamos realizando projetos de leitura e escrita que possibilitam ao professor trabalhar com os alunos de acordo com a necessidade e dificuldade que apresentam.
Durante as reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) foram realizadas a leitura de diversos textos para que pudéssemos propiciar a formação em serviço, possibilitando que os professores tivessem acesso a novos saberes ou que reorganizassem os saberes já existentes. Com isso, tivemos a possibilidade de trocar experiências e criar estratégias para trabalhar em sala de aula, a fim de sanar a dificuldade dos alunos. 
Realizamos com os pais e comunidade, várias reuniões, onde discutimos os pontos positivos e negativos da escola, assim como os resultados obtidos nas avaliações das quais a escola participou, ressaltando aquilo que precisamos melhorar e o quanto a participação dos pais se faz necessária para que nossa ação pedagógica seja eficaz.
Foram momentos onde pudemos ouvir nossos pais e percebermos o quanto mudou a relação escola-família, pois hoje eles se sentem parte integrante da escola.
Proporcionamos que aos finais de semana fossem organizados jogos esportivos (futebol de salão, vôlei, basquete, dança e xadrez) favorecendo que a comunidade pudesse utilizar o espaço escolar como lazer. Assim, foi uma ação conjunta com a associação de bairros e que teve uma ótima aceitação de todos.
Em todas as salas de aula e no acesso a quadra, foram feitas rampas para melhorar o acesso dos portadores de deficiência física. Foi construído também um banheiro para uso de cadeirantes. Infelizmente, ainda não fizemos a reforma da quadra, pois estamos aguardando a liberação da verba do PDDE, assim como a pintura das salas de aula.
No final do ano letivo de 2011, realizamos a avaliação institucional para verificarmos aquilo que poderíamos mudar em nossa escola, considerando os pontos que foram falhos durante o ano de 2011. Com isto, pudemos traçar as metas para o ano de 2012.
No 1º Conselho Escolar de 2012, discutimos sobre as mudanças necessárias, já que ainda tínhamos algumas dificuldades na participação efetiva dos pais. Os professores elaboraram também, atividades para a realização do diagnóstico inicial das salas de aula considerando a individualidade dos nossos alunos. 
Os professores, neste momento, realizaram uma auto avaliação do trabalho feito em 2011 pra que pudessem verificar o que poderiam mudar para este ano que se iniciou.
A partir daí, os professores puderam elaborar o plano de ensino para este ano letivo, considerando os diagnósticos das salas de aula. Com estas avaliações, pudemos ainda preparar as adequações curriculares dos alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo que todos tenham uma educação de qualidade.
As reuniões com o Conselho Escolar são realizadas bimestralmente e nelas podemos socializar entre todos os representantes dos diversos segmentos da escola, as ações que estão sendo executadas, os problemas enfrentados com os alunos, os pontos onde precisamos melhorar e aquilo tudo que vem dando certo. 
No início, tínhamos poucos membros participantes, mas hoje já conseguimos a participação da grande maioria que perceberam a importância de uma ação conjunta.
Com isto, nossa gestão passou a ser mais participativa e democrática, onde todos fazem parte da tomada de decisões.
Sempre tivemos problemas com a participação de pais nas reuniões bimestrais, por isso, durante a realização das reuniões estamos fazendo sorteios de brindes ou cestas de café da manhã ou frutas, como uma estratégia para motivar a participação dos pais de nossos alunos.
Temos ainda, organizado encontros com toda a equipe escolar, proporcionando momentos de integração e aproximação entre todos. Desta maneira, através de dinâmicas, vídeos e palestras, temos conseguido estreitar os laços para que no dia a dia da escola nossa equipe seja fortalecida e unida.
Foi realizado um questionário para a comunidade a fim de sabermos o que eles pensam a respeito das ações desenvolvidas pela escola no ano de 2011 e início de 2012.
Resultado do questionário.
79% dos pais que responderam o questionário concordaram que a escola deve abrir nos finais de semana para a realização de jogos;
85% acham que a escola precisa passar por reformas na quadra e na pintura de todo o prédio;
8% acham que deveria aumentar o número de funcionários que a escola disponibiliza;
92% percebem como positiva a participação efetiva do Conselho Escolar para a tomada de decisões;
Dos pais que responderam o questionário, todos disseram que a reunião de pais é importante e que melhorou muito a forma como é abordada;
64% dos pais veem como positiva a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais;
87% dos pais compreendem a forma de avaliação em que os alunos são submetidos e concordam com tal adequação.